Abertura do Programa Capitalizar para apoio às PME

1 Fev 2017

Abertura do Programa Capitalizar para apoio às PME

/
Publicado por
/
Comentários0

As pequenas e médias empresas (PME) podem, a partir de hoje, recorrer às cinco linhas de Crédito Capitalizar, com um montante global de 1.600 milhões de euros, junto das instituições financeiras.

As linhas Capitalizar foram lançadas a 16 de janeiro e passam agora a estar disponíveis nos bancos que assinaram os protocolos. A linha de Crédito Capitalizar, que se insere no programa Capitalizar, é gerida pela PME Investimentos em articulação com o Sistema Nacional de Garantia Mútua, destinadas a PME com montantes de financiamento por empresa entre 25 mil e dois milhões de euros e com prazos entre três e 10 anos.

O Crédito Capitalizar está estruturado em cinco linhas:

  • micro e pequenas empresas;
  • fundo de maneio;
  • plafond de tesouraria;
  • investimento geral;
  • investimentos projetos 2020.

A linha Micro e Pequenas Empresas tem uma dotação de 400 milhões de euros e visa potenciar o acesso a financiamento para investimentos em ativos e reforço de capitais.

A linha de Fundo de Maneiro conta com uma dotação de 700 milhões de euros e tem como objetivo financiar necessidades de fundo de maneio das empresas com financiamentos de médio prazo, em alternativa ao crédito de curto prazo.

Já a linha Plafond de Tesouraria, com uma dotação de 100 milhões de euros, pretende alargar a oferta de crédito em sistema de ‘revolving’, dando uma maior flexibilidade à gestão corrente de tesouraria, segundo a tutela.

A linha Investimento Geral conta também com um orçamento de 100 milhões de euros e visa financiar investimentos em ativos com elevado prazo de recuperação.

Com o montante de 300 milhões de euros, a linha Investimento Projetos 2020 pretende alargar a oferta de crédito bancário para financiamento de projetos aprovados no âmbito do Portugal 2020. “

 

Consultar link: https://www.sg.min-economia.pt/noticias/eqwejeakrn.aspx

Leave a Reply