logo-sorri2

Amadora Sorri é o nosso pilar de intervenção para a área do abandono e insucesso escolar.

Trata-se de uma área onde pretendemos desenvolver e operacionalizar projetos e ferramentas educativas inovadoras e onde queremos apoiar, quer a rede de escolas do concelho, quer a comunidade educativa, posicionando-nos como plataforma de apoio a intervenções que marquem a diferença e definam o concelho como uma referência no combate ao insucesso e abandono escolar.

Já desenvolvemos, em parceria com o Ministério da educação/Agrupamento de escolas de Alfornelos e a Câmara Municipal da Amadora, um projeto que é uma referência no concelho nesta área.

Mas queremos continuar a alargar a nossa parceria com a rede escolar do concelho e com outras instituições de apoio a esta, seja pelo aprofundamento deste projeto, seja pelo desenvolvimento de outros.

  • Queremos desenvolver novas ideias e abordagens e estabelecer os nossos projetos como referências de boas práticas neste domínio!
  • Queremos que o município da Amadora marque a diferença!
  • Queremos garantir soluções para os nossos parceiros na rede escolar do concelho e nas instituições que com eles e connosco trabalham, o problema do insucesso e ou abandono escolar que nos permita dar-lhe uma resposta efetiva!
  • Queremos, sobretudo, dar novas respostas e a encontrar novas soluções!

Para que assim, e com os projetos que queremos desenvolver, possamos garantir que a Amadora Sorri é um recurso para a comunidade educativa do concelho que esteja ao serviço de todos, mas que saiba, fundamentalmente, proporcionar àqueles que mais precisam, uma via de sucesso para as suas vidas e, em parceria, uma solução educativa integrada.

Objetivos

Combater o abandono e insucesso escolar no concelho da Amadora;
Servir como recurso e suporte à rede escolar do concelho da Amadora;
Desenvolver projetos de apoio à promoção da escola, dinamizando projetos transnacionais de boas práticas na área da educação;
Apoiar os agentes educativos do concelho através de ferramentas de formação;
Prevenir os fenómenos que levam ao abandono e insucesso escolar, garantindo o regresso à escola;
Dinamizar redes locais de apoio às comunidades e famílias na área da educação;
Desenvolver, no quadro das respostas do município e em parceria com as escolas do concelho projetos para a certificação escolar dos 1, 2 e 3 ciclos;
Garantir o acesso universal à escola pública e intervir, prioritariamente no intervalo etário entre os 11 e os 16 anos.

Equipa

Parceiros

Contacte-nos

Projeto 12-15

Nome (obrigatório)

Email (obrigatório)

Telefone

Assunto

Mensagem

Este projeto pretende ser uma resposta às problemáticas do abandono e insucesso escolar.

Trata-se de um projeto educativo que, tendo por base o currículo oficial do 2 º ciclo – o projeto pretende certificar o 2 º ciclo – assenta numa abordagem metodológica que procura enquadrar no processo de aprendizagem atividades de apoio às famílias e atividades extracurriculares que consigam garantir o regresso à escola, estimulando nas crianças e adolescentes, o gosto pela aprendizagem e procurando resolver comportamentos agressivos, desadequados e desviantes.

O projeto inclui uma equipa de especialistas: técnicos de apoio psicopedagógico, mediadores, professores e formadores e tem como base de trabalho o par pedagógico.

Estão envolvidos docentes do 1 e 2 ciclo e paralelamente e em complemento ao currículo escolar do 2 ciclo, são desenvolvidos ateliers de Robótica, Artes, Artes Marciais e Cozinha, havendo também inúmeras outras atividades como a prevenção e primeiros socorros e o desporto escolar.

O projeto funciona com 60 alunos, distribuídos por 4 turmas com 15 alunos.

O seu desenvolvimento e a sua operacionalização resulta de uma parceria entre a empresa municipal, o agrupamento de escolas de Alfornelos, e a Câmara Municipal da Amadora e prevê, na sua configuração atual, a permanência dos alunos até 2 anos.

Carta de Princípios Regulamento