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O Amadora Sorri é o nosso pilar de intervenção contra o abandono e insucesso escolar.

Trata-se de um pilar onde se pretende desenvolver e operacionalizar projetos e ferramentas educativas inovadoras e onde queremos apoiar, quer a rede de escolas do concelho e comunidade educativa, quer a rede social, posicionando-nos como plataforma de apoio a intervenções que marquem a diferença e definam o concelho como uma referência no combate ao insucesso e abandono escolar.

Atualmente, e em parceria com o Ministério da educação/Agrupamento de escolas de Alfornelos e a Câmara Municipal da Amadora, enquadra-se neste pilar o Projeto 12-15. Este é já um projeto referência no concelho!

Mas queremos continuar a alargar a nossa parceria com a rede escolar do concelho e social através do aprofundamento deste e de outros projeto:

  • Desenvolvendo novas ideias e abordagens e estabelecendo os nossos projetos como referências de boas práticas neste domínio!
  • Garantindo soluções para os nossos parceiros no âmbito da rede escolar e social e dando respostas no combate ao insucesso e abandono escolar!

O Amadora Sorri, através da promoção de uma escola atrativa que motive novas atitudes, comportamentos e fomente o gosto pela aprendizagem, é uma resposta socioeducativa municipal e um recurso da sua comunidade educativa e social, ao serviço de todos na tentativa de proporcionar aos que me mais precisam uma via de sucesso para as suas vidas e, em colaboração, soluções educativas integrais de combate ao abandono e insucesso escolar no concelho da Amadora.

Objetivos

Combater o abandono e insucesso escolar no concelho da Amadora;
Servir como recurso e suporte à rede escolar do concelho da Amadora;
Desenvolver projetos de apoio à promoção da escola, dinamizando projetos transnacionais de boas práticas na área da educação;
Apoiar os agentes educativos do concelho através de ferramentas de formação;
Prevenir os fenómenos que levam ao abandono e insucesso escolar, garantindo o regresso à escola;
Dinamizar redes locais de apoio às comunidades e famílias na área da educação;
Desenvolver, no quadro das respostas do município e em parceria com as escolas do concelho projetos para a certificação escolar dos 1, 2 e 3 ciclos;
Garantir o acesso universal à escola pública e intervir, prioritariamente no intervalo etário entre os 11 e os 16 anos.

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Parceiros

Projeto 12-15

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O Projeto 12-15 iniciou-se no ano letivo de 2006/2007 e, na sua configuração atual, o projeto funciona com 60 alunos, distribuídos por 4 turmas.

Trata-se de uma resposta municipal ao problema do abandono e insucesso escolar que resulta de uma parceria entre a empresa municipal, o agrupamento de escolas de Alfornelos, e a Câmara Municipal da Amadora e prevê, atualmente, a permanência dos alunos até 2 anos.

O projeto pretende enquadrar jovens sinalizados em situação de abandono escolar iminente e com elevadas taxas de absentismo.

Na sua dimensão socioeducativa, pretende-se garantir um processo de ressocialização, contribuindo para que os jovens aprendam a identificar e a utilizar recursos próprios e do ambiente em que residem, de forma a desenvolverem-se enquanto pessoas e a descobrirem-se como recurso para o desenvolvimento dos(as) que os(as) rodeiam.

Partindo do currículo oficial do 2 ciclo – o projeto pretende certificar o 2 ciclo – assenta numa abordagem metodológica que procura enquadrar no processo de aprendizagem atividades de apoio às famílias e atividades extracurriculares que consigam garantir o regresso à escola, estimulando nas crianças e adolescentes, o gosto pela aprendizagem e procurando resolver comportamentos agressivos, desadequados e desviantes.

O projeto inclui uma equipa especializada que integra: técnicos de apoio psicopedagógico, mediadores, professores e formadores/animadores com recurso em sala ao par pedagógico.

Estão envolvidos docentes do 1 e 2 ciclo e paralelamente e em complemento ao currículo escolar do 2 ciclo, são desenvolvidos, em função de um programa anual, atividades extracurriculares e de enriquecimento pedagógico.

O projeto funciona com 60 alunos, distribuídos por 4 turmas.

O seu desenvolvimento e operacionalização resultam de uma parceria entre a empresa municipal, o agrupamento de escolas de Alfornelos, e a Câmara Municipal da Amadora e prevê, na sua configuração atual, a permanência dos alunos até 2 anos.

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