logo-cuida2

Amadora Cuida representa o nosso pilar de inovação social e pretende agregar um conjunto de serviços e valências inovadoras no domínio social.

Queremos prestar serviços diferenciadores e capazes de dar resposta a quem mais precisa, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida e um mais elevado nível de bem-estar.

Temos já a decorrer um conjunto de projetos reconhecidos e queremos criar e implementar novas soluções para quem tenha mais baixos rendimentos. Inovando e estando mais próximos de quem mais precisas

Os nossos serviços vão do apoio a pequenas obras de melhoria do conforto habitacional ao apoio à infância, através de projetos como a oficina multisserviços e a sala de acolhimento para crianças.

Venha conhecer-nos e usufrua destes e de outros serviços que temos para lhe disponibilizar!

Objetivos

Promover a igualdade de género e igualdade de oportunidades.
Melhorar as condições de vida das pessoas promovendo a sua auto-estima, bem como relações sociais.
Contribuir para a qualidade de vida das pessoas e famílias, nomeadamente através da melhoria das condições de higiene.

Equipa

Parceiros

Contacte-nos

Oficina Multiserviços

Loja Social

Sala de Acolhimento

Nome (obrigatório)

Email (obrigatório)

Telefone

Assunto

Mensagem

A Oficina Amadora Multiserviços é um projeto que tem como principais objetivos prestar um serviço de apoio a grupos vulneráveis da população do Município da Amadora e facilitar a inserção socioprofissional de públicos desfavorecidos que apresentem um perfil de competências específicas e formação profissional nas áreas de trabalho enquadráveis por este projeto.

O projeto é dirigido a idosos com 65 ou mais anos, pessoas portadoras de deficiência e pessoas em situação de dependência e de precariedade económica (considera-se precariedade económica quando o rendimento per capita é inferior á Pensão Social) que necessitem de pequenas reparações ou arranjos nas suas casas.

O Gabinete de Ação Social realiza uma triagem cuidada de todos os pedidos rececionados e encaminha-os para a Escola Intercultural. A equipa de reparações da Oficina Amadora Multiserviços deverá deslocar-se a casa do(a) utente, num período até 72 horas úteis após sinalização e autorização por parte do Gabinete de Ação Social, tendo como missão realizar o diagnóstico correto dos serviços que terão de ser levados a cabo na habitação, bem como o levantamento dos materiais a adquirir.

Mais do que um uma resposta complementar de apoio às instituições prestadoras de serviço de apoio domiciliário, a Oficina Amadora Multiserviços é um projeto que tem permitido detetar com maior facilidade e fiabilidade as reais condições de vida de alguns agregados familiares que residem no Concelho da Amadora.

Este projeto pretende promover a melhoria das condições de vida de pessoas em situação de maior vulnerabilidade social, através da atribuição totalmente gratuita de bens de primeira necessidade;

Potenciar o envolvimento da sociedade civil, empresas e de todos os cidadãos na recolha dos bens;
Contribuir para o incremento do espírito de solidariedade civil e responsabilidade social;
Incentivar e dinamizar o voluntariado local.
São disponibilizadas diversos tipos de bens e produtos (cedidos gratuitamente).

O ESPAÇO SORRI poderá dispor ainda e bens ou produtos doados por particulares, empresas ou comerciantes, que se encontrem em boas condições de higiene e/ou utilização, com a finalidade de serem reutilizados, designadamente:

-Têxteis, vestuário (ex.: atoalhados, cobertores, lençóis edredões, roupas de bebé, criança e adulto);

-Acessórios, Calçado (ex.: cintos, chapéus, sapatilhas, sapatos, botas);

-Equipamento doméstico e pequenos eletrodomésticos (ex.: louça de cozinha, ferros de engomar, torradeiras, varinha mágica);

-Brinquedos e material didáctico;

-Mobiliário;

-Alimentos, desde que tenham prazo de validade alongado.

A limpeza e seleção dos bens ficará a cargo da entidade responsável.

São destinatários deste projeto pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade social e ou carência económica, que sejam beneficiários de Rendimento Social de Inserção, vítimas de catástrofes naturais, desempregados de longa duração, utentes dos serviços sociais, entre outros devidamente sinalizados pelas entidades locais.

A Sala de Acolhimento da AMADORA INOVA é uma resposta gratuita ao alcance de todos os encarregados de educação a frequentar percursos qualificantes no município da Amadora e de todos os empreendedores instalados na nossa incubadora.

A utilização dos serviços da Sala de Acolhimento destina-se a residentes no concelho que estejam a frequentar ações de formação em centros de formação profissional ou escolas da Amadora.

Horário de funcionamento: 8h00 às 20h30

Capacidade da sala: 24

Destinatários: Crianças entre 1 mês e 5 anos de idade.